O Tenente-Coronel PM Marcelo Augusto de Medeiros Queiroz apresentou-se, na manhã desta sexta-feira (9), no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), onde foi recebido pelo Comandante-Geral da Corporação, Coronel Alarico, após concluir um período de dois anos de intensa formação acadêmica e profissional no exterior.
O oficial potiguar concluiu o curso “Oficial Graduado em Ciencias Policiales”, obtendo ainda o título de “Grado Académico: Licenciado en Administración Superior de Seguridad Pública”, ambos ofertados pela Academia de Ciencias Policiales de Carabineros do Chile (ACIPOL). A formação ocorreu no biênio 2024–2025, período em que o Tenente-Coronel permaneceu no país andino, enfrentando desafios acadêmicos e operacionais de alto nível.
Durante o curso, o Tenente-Coronel Queiroz destacou-se pelo excelente desempenho acadêmico, sendo agraciado com o Prêmio CECIPU, recebendo medalha de reconhecimento como 1º lugar de aluno bolsista estrangeiro.
“É uma grande honra e, ao mesmo tempo, uma enorme responsabilidade representar o Brasil, especialmente após dez anos sem a formação de um oficial brasileiro na Academia de Ciências Policiais de Carabineros do Chile”, destacou o Tenente-Coronel Queiroz.
O Comandante-Geral da PMRN, Coronel Alarico, que também possui formação pela ACIPOL no biênio 2001–2002, ressaltou a satisfação em receber um colega de curso e destacou a importância da qualificação internacional para a carreira militar. Com a conclusão do curso, o Tenente-Coronel Queiroz passa a integrar o seleto grupo de oficiais da PMRN com essa formação, ao lado dos Coronéis Araújo (1997–1998), Belarmino (2000–2001), Alarico (2001–2002) e Araújo Lima (2011–2012), sendo atualmente cinco oficiais formados, dois deles na ativa. A qualificação também atende a requisito para acesso ao Alto comando.
A conclusão do curso reforça o intercâmbio internacional e contribui de forma significativa para o fortalecimento do conhecimento técnico, acadêmico e estratégico da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, refletindo diretamente na melhoria dos serviços prestados à sociedade potiguar.
Comentários
Postar um comentário