Na manhã desta sexta-feira (1º), aconteceu no Salão Nobre do Quartel do Comado Geral da PMRN, a aula inaugural do VII Curso de Operações Especiais – VII COESP.
Em 25 de julho de 2006, através de decreto, foi criado o Batalhão de Operações Especiais – BOPE, na estrutura básica da Polícia Militar, sendo este reestruturado depois por decreto governamental em 07 de abril de 2010, alterando o decreto de criação anterior, redimensionando o organograma da PMRN e passando o BOPE a unidade operacional de caráter especializado à subordinação direta ao Comandante Geral da Corporação.
O BOPE é a unidade responsável na atuação preventiva como força de dissuasão em locais de possíveis perturbações da ordem pública, além de atuar no gerenciamento de crises com reféns localizados, na dissuasão e controle de rebeliões nos estabelecimentos prisionais, em ações de antissequestro e que envolvam artefatos explosivos, entre outras atribuições.
O Curso de Operações Especiais é parte integrante das políticas de ensino promovidas pelo Comando-Geral da Polícia Militar, com o foco na qualificação e especialização profissional de seus policiais militares combatentes. As edições anteriormente realizadas nos anos de 2001, 2004, 2004,2008,2017 e 2019 já formaram 94 profissionais das policias militares do RN, MA, MT, MS, SC, PB, AM, TO, PA e militares do Batalhão de Infantaria da Força Aérea e do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.
O VII COESP tem por objetivo especializar policiais militares para composição dos quadros do efetivo do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e outras Unidades Especiais com atuação no gerenciamento das ocorrências de alta complexidade, no resgate de reféns localizados, na busca e salvamento de pessoas, em local de difícil acesso, patrulhas de reconhecimento, vigilância e técnica de ações de natureza não convencional no enfrentamento aos crimes atípicos e facções criminosas, em todo o Estado do Rio Grande do Norte.
Com o total de 1.675 horas/aula, durante o período de 20 semanas, o curso habilita a planejar e executar operações nos diversos ambientes rurais e áreas urbanas, valendo-se de técnicas, táticas, equipamentos especiais e tecnologia adequada ao cumprimento de suas missões. A edição 2025 conta com a participação de 27 candidatos da polícia militar do RN, 02 PMs do estado de Rondônia, 01 PM do estado do Maranhão e 01 Policial Penal Federal, totalizando 31 alunos.
Na oportunidade, o Subcomandante da PMRN e Chefe do estado Maior, coronel Mendonça, realizou a abertura oficial da aula, e em seguida foi ministrada a aula inaugural do curso, pelo coronel PM RR Aribaldo, com o tema: Operações Especiais no mundo para o Rio Grande do Norte.
Estiveram presentes na solenidade o Diretor de saúde da PMRN, coronel Demócrito; a Diretora de ensino da corporação, coronel Soraia; o Comandante da CPR II, coronel Soares; o Comandante do BOPE, Major Cláudio; Policiais veteranos e demais autoridades militares e civis.
Comentários
Postar um comentário