Pular para o conteúdo principal

BPAMB apreende armas de fogo, munições e animais silvestres em Portalegre/RN

Na manhã deste domingo (07), militares da 2ª Companhia de Policiamento Ambiental (2ª CPAmb) identificaram 11 pássaros silvestres mantidos em cativeiro, em gaiolas penduradas na área externa de uma residência localizada no centro do município de Portalegre/RN.

Durante a averiguação, também foram localizadas duas espingardas, um revólver calibre .38, além de 20 munições intactas e 6 deflagradas, bem como outros materiais comumente utilizados na prática da caça ilegal de animais silvestres.

Diante dos fatos, os materiais e o autor do crime foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde ele responderá por posse ilegal de arma de fogo e por manter animais silvestres em cativeiro sem a devida autorização ambiental.

É importante destacar que a posse ilegal de arma de fogo configura crime previsto no Estatuto do Desarmamento, sujeito a detenção e apreensão do armamento. Da mesma forma, a captura, criação e manutenção de animais silvestres sem autorização dos órgãos ambientais é uma infração penal e administrativa, podendo resultar em multas, responsabilização criminal e apreensão dos animais.

O Batalhão de Policiamento Ambiental reforça que tais práticas colocam em risco a fauna brasileira e a segurança da comunidade, orientando a população a denunciar qualquer irregularidade aos canais oficiais de atendimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PM realiza aula inaugural do VII Curso de Operações Especiais - VI COESP

Na manhã desta sexta-feira (1º), aconteceu no Salão Nobre do Quartel do Comado Geral da PMRN, a aula inaugural do VII Curso de Operações Especiais – VII COESP. Em 25 de julho de 2006, através de decreto, foi criado o Batalhão de Operações Especiais – BOPE, na estrutura básica da Polícia Militar, sendo este reestruturado depois por decreto governamental em 07 de abril de 2010, alterando o decreto de criação anterior, redimensionando o organograma da PMRN e passando o BOPE a unidade operacional de caráter especializado à subordinação direta ao Comandante Geral da Corporação. O BOPE é a unidade responsável na atuação preventiva como força de dissuasão em locais de possíveis perturbações da ordem pública, além de atuar no gerenciamento de crises com reféns localizados, na dissuasão e controle de rebeliões nos estabelecimentos prisionais, em ações de antissequestro e que envolvam artefatos explosivos, entre outras atribuições. O Curso de Operações Especiais é parte integrante da...

PMRN realiza solenidade de conclusão do IV Curso de Patrulha Rural - CPAR

Na manhã desta terça-feira (05), a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte promoveu a solenidade alusiva à conclusão do IV Curso de Patrulha Rural - CPAR, formando 15 novos patrulheiros. O IV CPAR, realizado através da Diretoria de Ensino da Corporação e pela Companhia Independente de Operações e Patrulhamento em Áreas Rurais - CIOPAR, tem como objetivo capacitar o profissional policial militar para atuar em operações em áreas rurais. A 4ª edição do CPAR teve início no dia 30 de junho, com objetivo de habilitar o corpo discente para realização do patrulhamento ostensivo de caráter preventivo e operações rurais, em apoio às unidades de área, bem como capacitá-los para atuação de forma qualificada no enfrentamento aos crimes mais complexos, os quais demandam uma resposta especializada da Polícia Militar. O curso possui uma carga de 300 horas/aulas, com treinamentos e atividades teóricas e práticas, ministradas pelos militares do CIOPAR e seus parceiros, e formou um t...

PMRN realiza solenidade de conclusão do 3º Curso de Proteção e Segurança de Autoridades (CPSA/2025)

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte realizou, nesta sexta-feira (31), a solenidade de conclusão da 3ª edição do Curso de Proteção e Segurança de Autoridades (CPSA/2025), promovido pela COSEG/GAC, sob coordenação da Diretoria de Ensino da corporação. A capacitação teve como objetivo aprimorar as competências dos profissionais responsáveis pela proteção de autoridades públicas, contribuindo para o fortalecimento da segurança institucional e da atuação integrada no âmbito da segurança pública. Com mais de 100 inscritos e 37 operadores formados, o CPSA/2025 contou com a participação de policiais militares do Rio Grande do Norte, Tocantins e Maranhão, além de policiais civis e integrantes da Força Nacional de Segurança Pública. A diversidade de instituições conferiu ao curso um caráter interestadual e interagencial, favorecendo o intercâmbio de experiências e o fortalecimento de práticas cooperativas. A formação abrangeu disciplinas teóricas e práticas relacionadas ao ciclo...