A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN) realizou, na manhã desta sexta-feira (31), a aula inaugural do Estágio de Adaptação de Oficiais (EAO). O evento, realizado no auditório do Ministério Público do Estado, marcou o início da formação dos novos profissionais da área da saúde que passam a integrar o efetivo da Corporação.
A estrutura do programa contempla um período de instrução militar básica, que abrange disciplinas teóricas, instrução inicial e treinamento físico, seguido de uma fase prática em unidades operacionais da PMRN e em atividades conjuntas com outros órgãos públicos.
O EAO tem como objetivo proporcionar a adaptação dos profissionais à vida militar, preparando-os para o desempenho de suas respectivas especialidades em hospitais, quartéis e missões de apoio à comunidade. Dessa forma, o estágio contribui diretamente para o fortalecimento da capacidade operacional e assistencial da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
A primeira turma do EAO foi incorporada no ano de 2000, seguida pela turma de 2002. Atualmente, o curso é desenvolvido no âmbito da Academia de Polícia Militar “Coronel Milton Freire de Andrade”, com duração de seis meses. Em 2023, 79 oficiais de saúde concluíram o estágio, e, neste ano, 44 novos oficiais iniciam a formação, incluindo um integrante do Corpo de Bombeiros Militar do RN.
A aula inaugural foi ministrada pelo juiz de direito Dr. Jarbas Bezerra, que abordou o tema “Ética, Justiça, Liderança e Cidadania: Fundamentos do Oficial Policial Militar no Estado Democrático de Direito".
O evento contou com a presença do Secretário da SESED, Coronel Araújo, do Secretário Adjunto, Delegado Osmir Monte, do Comandante-Geral da PMRN, Coronel Alarico, do Subcomandante e Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Mendonça, da Diretora de Ensino, Coronel Soraia, do Diretor de Saúde, Coronel Demócrito, além de demais autoridades militares e civis, instrutores e alunos.

Comentários
Postar um comentário