Pular para o conteúdo principal

Polícia Militar do Rio Grande do Norte celebra 189 anos com concerto solidário


A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) completa 189 anos de história, e para celebrar essa importante data, a Companhia de Polícia de Música (CPMus) - “Maestro Tonheca Dantas” - realizou um concerto especial. Além de comemorar o aniversário da PMRN, o evento também marca os 137 anos de existência da CPMus, uma instituição reconhecida pelo talento e dedicação de seus músicos. 

O evento aconteceu no Teatro Alberto Maranhão, localizado na Praça Augusto Severo, na Ribeira, em Natal, na noite desta terça-feira (27/06/2023).

Com o intuito de promover a solidariedade, a entrada para o concerto foi beneficente, os participantes contribuiram com 1 pacote de fralda geriátrica, que serão destinadas ao Lar da Vovozinha. 

A CPMus, conhecida por suas performances marcantes, apresentou um repertório variado, que abrange desde clássicos da música erudita até sucessos populares. O concerto contou com a presença de músicos talentosos e dedicados, como a contora Viviane Sagres, o flautista José Roberto Silva e filhos, o trompetista Arthur Roberto e a Trompista Ádila Roberta.

Maestro Tonheca Dantas

Na ocasião, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) também agraciou diversas figuras públicas com a medalha "Tonheca Dantas". 

Tonheca foi um compositor e maestro brasileiro, autor de uma obra de mais de mil peças musicais. Em 1898, foi contratado como maestro da Banda de Música da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, função que exerceu por três anos.

Dantas foi compositor de uma vasta obra até hoje executada pelas bandas filarmônicas Brasil a fora e até mesmo no exterior, é de sua autoria a Valsa Royal Cinema, que compôs para um cinema da cidade de Natal, pertencente a um amigo. Esta valsa foi tocada exaustivamente pela Rádio BBC de Londres, durante a Segunda Guerra Mundial, infelizmente executada como sendo de “autor desconhecido”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo Tático Operacional (GTO) do 13º BPM recupera motocicleta roubada, apreende arma de fogo e conduz suspeito em Acari/RN

Nas primeiras nas primeiras horas deste domingo (14), policiais militares do Grupo Tático Operacional (GTO) do 13º BPM recuperaram uma motocicleta roubada na cidade de Acari, apreenderam uma arma de fogo e conduziram o indivíduo abordado. O fato se deu quando a equipe visualizou um indivíduo em uma motocicleta que, ao visualizar a viatura, realizou o retorno. No acompanhamento tático, entre as cidades de Acari e Currais Novos, os militares conseguiram realizar a abordagem, encontrando com indivíduo uma arma de fogo cal. 38 com capacidade para seis munições. No veículo os policiais ainda encontraram sinais de adulterações, como por exemplo o tanque e carenagem pintada de outra cor, identificando posteriormente que ela tinha queixa de roubo desde o dia 19 de março do corrente ano na cidade de Acari. O homem e todos os objetos do ilícito foram apresentados à Delegacia de Polícia Civil e seguem à disposição da Polícia Judiciária.

Polícia Militar realiza conclusão do COSANT em Mossoró/RN

Nesta sexta-feira (11), a PMRN concluiu mais uma turma do Curso de operador de Sistemas de Aeronaves Não tripuladas (COSANT).  O Curso teve o objetivo de capacitar tecnicamente os policiais militares da região oeste do Estado, bem como os integrantes de instituições co-irmãs, além de outros órgãos públicos que operam com o Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas, introduzindo conceitos da cultura aeronáutica, bem como apresentando regulamentos, instruções e normas. Esta edição contou com a participação de alunos da Polícia Militar, Corpos de Bombeiros, Polícia Penal, Polícia Civil, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, UFERSA, CAERN e GUARDA MUNICIPAL DE MOSSORÓ.

Polícia Militar resgata adolescente mantida em cárcere privado e detém idoso em Apodi/RN

Na manhã desta quarta-feira(04), uma ação conjunta entre policiais militares da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (6ª CIPM) e agentes da Polícia Civil resultou no resgate de uma adolescente que estava sendo mantida em cárcere privado e explorada sexualmente na cidade de Apodi, no Rio Grande do Norte. A operação teve início após uma denúncia anônima que levou as autoridades ao local em que a vítima estava retida. As forças de segurança agiram de forma rápida e eficaz, conseguindo libertar a adolescente de seu cativeiro. Além disso, um homem idoso, de 75 anos, identificado como o responsável pelo imóvel onde ocorriam as práticas criminosas, foi preso no local. Tanto o agressor quanto a jovem vítima foram conduzidos à Delegacia de Apodi, onde um auto de prisão em flagrante foi formalizado. Todo o procedimento foi acompanhado pelo Conselho Tutelar de Apodi, garantindo assim que os direitos da vítima fossem respeitados e que as medidas necessárias fossem tomadas para